Fluxo menstrual mais intenso, escapes, dores na região pélvica… esses podem ser alguns dos sintomas de Pólipo Endometrial. Você sabe como ocorre e como é possível diagnosticar? O pólipo endometrial é formado a partir da proliferação anormal de células do tecido endometrial (camada de revestimento interna do útero).
Ele é identificado como sendo uma protuberância no interior da cavidade uterina, possui aspecto amolecido, pode ter tamanho variável, bem como ser único ou múltiplo. Na grande maioria das vezes é benigno, mas pode sinalizar o surgimento de condições pré-malignas e malignas.
A ultrassonografia transvaginal é o principal exame para diagnóstico, por tratar-se de um exame não invasivo, barato e de fácil acesso. Em muitos casos o diagnóstico é realizado incidentalmente através de uma ultrassonografia de rotina, sem que a mulher apresente nenhum sintoma, porém existem pacientes que apresentam sintomas correlacionados com a presença dos pólipos endometriais.
O principal deles é a ocorrência de sangramentos anormais, que podem surgir durante o período menstrual, representando um fluxo mais intenso, como também fora do período, por meio de escapes. Sangramentos após as relações sexuais e dificuldade para engravidar também podem fazer parte dos sintomas. É importante lembrar que algumas pacientes na menopausa ou pós-menopausa podem apresentar sangramento vaginal devido a presença dos pólipos.
A ultrassonografia transvaginal como exame de rotina, trouxe um significativo aumento no diagnóstico precoce dos pólipos do endométrio, particularmente nas pacientes assintomáticas. A prevenção é sempre o melhor caminho! Não espere que o seu corpo apresente sintomas, mantenha suas consultas e exames de rotina em dia. Cuide-se com amor!
Com carinho,
Dra. Juliana Bento Plácido