A Síndrome dos Ovários policísticos é uma alteração endocrinológica muito comum. Você sabia que a SOP é um dos principais distúrbios hormonais na idade reprodutiva ? Por isso, achei importante trazer algumas informações sobre ela. Vamos lá?
As características mais relacionadas com a SOP são a anovulação crônica (ausência de ovulação), resistência à insulina (podendo gerar uma condição de pré diabetes), surgimento de microcistos nos ovários ou alteração de volume e o excesso de hormônios andrógenos (masculinos), causadores e/ou intensificadores de todos os sintomas relacionados a SOP.
Os sintomas e sinais mais frequentes na síndrome são: ▫️Infertilidade ▫️Amenorreia ▫️Ausência de menstruação ou irregularidade no ciclo ▫️Crescimento anormal de pelos no corpo ▫️Acne ▫️Obesidade ▫️Síndrome Metabólica
A paciente com suspeita de SOP deve ser avaliada clinicamente e fazer vários exames, dentre eles exames laboratoriais e a ultrassonografia. Na USG vamos examinar os ovários e identificar a presença de pequenos cistos e avaliar o volume ovariano.
Mudanças no estilo de vida como a prática regular de atividade física, perda de peso e dieta balanceada com acompanhamento nutricional fazem parte do tratamento.
Mulher que se ama, se cuida!
Com carinho,
Dra. Juliana Bento Plácido