O exame de ultrassom consiste em um exame não-invasivo que produz imagens das estruturas e órgãos do bebê através de ondas de som. É um dos exames mais solicitados durante o pré-natal e permite acompanhar como está se desenvolvendo o bebê, batimentos cardíacos e detectar possíveis problemas, auxiliando para diagnósticos de alta qualidade e precisão.
A ultrassonografia será sua grande companheira durante todo o pré-natal. Com ela, você poderá acompanhar o crescimento do seu bebê e até mesmo ver o rostinho dele antes de vir ao mundo.
Uma dúvida muito comum das gestantes é se os exames de ultrassom realizados no pré-natal poderiam de alguma forma afetar a saúde do bebê.
A resposta é que NÃO! Os aparelhos de ultrassom utilizam ondas sonoras dentro dos limites recomendados para produzir as imagens do bebê de forma segura. Por isso, o som emitido não produz nenhum efeito biológico significativo.
No caso do ultrassom, as ondas sonoras não são audíveis pelo bebê, pois a frequência está acima da capacidade de audição do ser humano.
Não há impedimentos, portanto, para realização da ultrassonografia na gestação. É considerado um método seguro, sem efeitos colaterais importantes para o bebê ou para a mãe.