Mamãezinhas, atenção, muita atenção a esse assunto…Provavelmente você já sabe, ou leu sobre o cordão umbilical, que ele começa a se formar ali por volta da 4ª semana de gestação e que ele é responsável por levar oxigênio e nutrientes da placenta para o bebê.
O que talvez você ainda não saiba, é que o cordão umbilical possui duas artérias e uma veia. Sendo as artérias responsáveis por levar sangue do feto para a placenta, e a veia por fazer o caminho inverso.
No entanto, mais comum do que se imagina, é descobrir ainda no morfológico do primeiro trimestre, o que chamamos de artéria umbilical única. Ou seja, o cordão tem apenas uma artéria e uma veia.
Agora que você já sabe disso, é importante saber também que na maior parte dos casos ela é chamada isolada, e não oferece risco. Mas, ainda assim, é importante um acompanhamento mais rigoroso, pois em alguns casos ela pode estar ligada à outros problemas, como os cardíacos, sendo uma das indicações de realizar a ecocardiografia fetal, e até algumas síndromes, como a síndrome de Down.
Você conhece alguma mamãe que já passou por isso?
Conta aqui pra mim.
Ah, e se você é uma tentante, ou está no início da gestação, vai salvando esses posts informativos para não perder nada.
Um grande beijo,
Dra. Juliana Bento Plácido