Uma das primeiras reações ao descobrir uma gestação é a vontade de fazer a primeira ultrassonografia não é mesmo? Eu entendo que a ansiedade nesse momento é enorme. Mas, vamos com calma! A primeira USG pode não ser assim tão incrível se realizada antes do tempo certo, vamos entender porquê.
Os achados da USG seguem um padrão cronológico de aparecimento que está intimamente relacionado a fase de desenvolvimento do bebê. Dessa forma, se adiantarmos esse tempo, os achados podem ser imprecisos e acabam gerando uma série de dúvidas e ansiedade.
Veja aqui os 5 motivos para não realizar a primeira USG antes da 7ª semana:
1º Podemos ainda não ter achados ultrassonográficos precisos da gravidez, isso porque o saco gestacional só aparece por volta de 5 semanas, portanto pode ser que o exame seja inconclusivo, sendo necessário repetir no tempo correto.
2º Os achados podem ser tão iniciais que não nos dizem muito sobre a evolução dessa gestação. Quando feita antes de 6 semanas apenas o saco gestacional e a vesícula vitelínica costumam ser visíveis, não sendo possível visualizar ainda o embrião (bebê), já que ele só aparece na USG por volta de 6 semanas.
3º Pode acontecer de não ser possível escutar o coraçãozinho. Afinal os batimentos cardíacos embrionários só são detectados por volta de 6 semanas e meia.
4º Melhor datação da gestação. O parâmetro mais fidedigno para datar a gestação é a medida do comprimento cabeça-nádega (CCN) do embrião no 1º trimestre, e a obtenção dessa medida só é possível quando a visualização clara do embrião pela USG já for possível.
5º Evitar ansiedade desnecessária. O exame ultrassonográfico em uma gestação muito inicial pode gerar dúvidas, ansiedade e insegurança para os pais, afinal, pode acabar não sendo possível visualizar o embrião e/ou escutar o coraçãozinho do bebê, que são momentos tão esperados no primeiro USG.
Portanto, o ideal é aguardar pelo menos 7 a 8 semanas a partir do primeiro dia da ultima menstruação (DUM) para realizar o primeiro ultrassom da gestação… Claro que, em casos específicos, quando ocorre sangramentos ou cólicas intensas, será necessário realizar o exame antes disso.
Espero ter ajudado!
Com carinho ❤