Ontem, dia 29/09, foi comemorado o Dia Mundial do Coração, com objetivo de alertar sobre a importância dos cuidados com esse órgão e os riscos de doença em qualquer faixa etária.
O coração do bebê é o primeiro órgão a se formar, por volta de 6 semanas de gestação, quando o bebê ainda tem o tamanho de um grãozinho de arroz já podemos ouvir os batimentos cardíacos pelo ultrassom. É um dos momentos mais mágicos e emocionantes da gestação. 😍
Você sabia que a cada 100 bebês que nascem, 1 apresentará problema no coração (cardiopatia congênita)?
É a alteração fetal mais comum. Por isso é tão importante fazer o ultrassom morfológico com um médico qualificado e da sua confiança, momento da gestação em que já é realizada uma boa avaliação cardíaca, podendo detectar cerca de 90% das alterações cardíacas fetais.
Além disso, ainda pode ser realizado outro exame mais específico e detalhado, por volta de 24 a 28 semanas, o ecocardiograma fetal, realizado por um médico capacitado, podendo detectar cerca de 98% das alterações cardíacas fetais.
Diagnosticar alterações cardíacas ainda na fase fetal permite a preparação dos pais e da família, a escolha do hospital mais preparado com profissionais capacitados no assunto para receber o bebê, permitindo assim uma sobrevida maior e um desfecho feliz para o bebê e sua família.❤️
Cuidar do coração do seu bebê desde quando ele está no forninho é um ato de amor!
Com carinho,
Juliana Plácido