Passei no vestibular! Eu e minha mãe explodimos de felicidade! A nossa família teria uma médica, quem diria?! Logo começaram a surgir os obstáculos, como faríamos para pagar? Minha mãe disse que daria um jeito de me matricular, não tivemos o apoio financeiro de ninguém. Eu tinha 17 anos e a vontade de estudar! Minha mãe conseguiu o dinheiro da matrícula. Lembro que fomos nós duas sozinhas no banco sacar e fomos direto para a faculdade com um alto valor em espécie, morrendo de medo de ser assaltadas. Deu certo, efetuamos a matrícula.
Estudei o primeiro período todo sem saber como seria, pois ela gastou tudo que tinha só com a matrícula. No final do período minha mãe foi na faculdade negociar e deixou vários cheques pré-datados sem saber como faria para pagar depois. Ela disse que daria um jeito, e assim, entre empréstimos e negociações, e depois o desconto que conseguimos do crédito educativo, e claro, com a ajuda de Deus, conseguimos “dar um jeito” até conseguirmos financiar o valor total da minha faculdade quando eu estava na metade do curso. Passei 3 anos na incerteza se eu iria passar para o semestre seguinte…
Algumas pessoas desmotivaram minha mãe, disseram para ela parar de se afundar em empréstimos, mas ela sempre confiou e só me contou isso anos depois da minha formatura. Hoje já tenho quase sete anos de formada e pago o financiamento da minha faculdade com o meu trabalho.
Conto aqui minha história porque o dia do médico representa pra mim a realização de um sonho, não só meu, mas da minha família! Esse dia foi um dos mais emocionantes da minha vida!
👩⚕️ Ser médica é escolher um caminho de muitas renúncias, de muito estudo e trabalho, mas vale a pena cada segundo. Eu sou muito feliz por ter escolhido e por ter sido escolhida para essa missão de auxiliar no diagnóstico correto, colaborando assim na entrega da saúde e bem-estar às pessoas.
Ainda há muito a aprender, há muito a conquistar e eu continuarei a trilhar esse caminho com amor e dedicação.
E aos meus colegas de profissão, parabéns por esse dia! Que continuemos perseverantes e apaixonados pelo que fazemos. ❤️
Com carinho,
Dra. Juliana Plácido