O dezembro vermelho é o mês de conscientização e prevenção contra a AIDS e os cuidados com os portadores do HIV.
🤰🏻Toda gestante tem que fazer o teste de HIV já no inicio do pré-natal.
💁🏻♀️Você sabe como mamães portadoras do vírus podem prevenir seu bebê de ser contaminado?
🦠 O vírus pode ser transmitido para o bebê através da placenta, no parto ou durante a amamentação, mas essa transmissão pode ser controlada e até evitada com o acompanhamento correto no pré e pós-natal.
🤰 A transmissão pela placenta acontece pela troca de nutrientes entre a mamãe e o bebê, mas há medicamentos antirretrovirais que controlam e baixam a carga do vírus HIV da mamãe, mantendo a contagem de células de defesa alta e evitando que o vírus passe para o bebê.
👶 Já no parto, a transmissão pode acontecer pela perfuração da placenta, que aumenta a chance de contato do bebê com o sangue da mãe. Nesse caso, o recomendado é o parto cesárea realizado com cuidado para evitar o contato do sangue da mãe com o bebê, o fechamento rápido do cordão umbilical e o banho no bebê.
🍼 A transmissão pela amamentação pode ocorrer porque o leite materno, assim como o sangue e secreções, também transmite o HIV. Dessa forma, a amamentação está contraindicada.
É importante entender que mesmo sendo portadora do vírus, você pode ser mãe e desde que os devidos cuidados sejam tomados, você pode ter um filho saudável!❤️
Você sabia disso?
🩺 Dra. Juliana Plácido
#drajulianaplacido#medicinafetal#gravidez#ultrassom#gestantes#amordemae#araguaina#tocantins#bebê#ultrassomaraguaina#dezembrovermelho#hiv#hivnagravidez