Dra, meu bebê já encaixou? Essa pergunta é muito comum na minha prática médica, de quase todas as minhas pacientes. Encaixar é quando a cabeça do bebê entra na bacia (pelve) da mãe, se preparando para o parto que está por vir.
A verdade é que esse diagnóstico é clínico, ou seja, é feito pelo obstetra durante o exame físico da gestante. Raramente fazemos esse diagnóstico através da ultrassonografia, porque geralmente o bebê só “encaixa” durante o trabalho de parto, com as contrações ativas empurrando o bebê para baixo. Em algumas situações isso pode acontecer antes do parto, e aí a mãe sente melhora na azia e na falta de ar, pois o bebê desce, diminuindo a compressão do útero sobre o estômago e o tórax da mãe.
Na ultrassonografia nós avaliamos a posição e a apresentação do bebê, que na maioria das vezes está cefálica, ou seja, quando o bebê está de cabeça para baixo, mas só esse fato não significa que o bebê já entrou na pelve materna.
Um bebê “não encaixado” não quer dizer nada. Não significa que vai ser mais difícil de dar à luz. Ele vai encaixar no momento certo.
O bebê pode não encaixar quando:
– há desproporção cefalopélvica, ou seja, a cabeça do bebê é grande demais para o tamanho da pelve materna e ele não desce apesar das contrações e de exercícios na tentativa do bom posicionamento;
– há placenta prévia, quando a placenta fica mal posicionada e cobre o colo do útero, impedindo a passagem do bebê.
Você sabia disso?
🩺Dra. Juliana Plácido