Você sabia que hoje em dia existe um exame que permite avaliar o desenvolvimento do cérebro do bebê através do ultrassom? 🧠
O Sistema Nervoso Central é formado pelo cérebro e pela medula espinhal. O cérebro é revestido pelo crânio e a medula espinhal pela coluna vertebral.
A Neurossonografia fetal é especialmente importante para avaliar se a formação dessas estruturas está adequada, sendo possível identificar malformações, como por exemplo os defeitos de fechamento do tubo neural, anomalias vasculares, craniossinostoses, ventriculomegalias, entre outros, e também quando há suspeita ou confirmação de doenças genéticas no bebê e infecções que estão frequentemente associadas a alterações cerebrais, como por exemplo, a toxoplasmose.
A neurossonografia fetal é realizada por profissional médico treinado e capacitado para identificar tais estruturas.
Pode ser realizado por via abdominal e/ou transvaginal.
No 1° trimestre já é possível iniciar a avaliação da formação do sistema nervoso central, mas é a partir de 20 semanas de gestação (preferencialmente entre 26 e 34 semanas), que é possível realizar uma avaliação mais detalhada, quando o cérebro fetal se encontra desenvolvido o suficiente para permitir a melhor avaliação.
As indicações para a neurossonografia fetal mais recorrentes são:
🧠Infecção materna e fetal: toxoplasmose, citomegalovírus, varicela e zica;
🧠Malformação cerebral ou craniana na ultrassonografia de rotina;
🧠Filho ou gestação anterior com malformação cerebral fetal;
🧠História pessoal ou familiar de malformação cerebral congênita.
Essa informação foi útil pra você?
Dra. Juliana Placido
CRM 4860 RQE 2178