Holoprosencefalia

Apesar de na maioria das vezes os exames de Ultrassonografia trazerem imensa felicidade, como ao ouvir o batimentos cardíacos ou descobrir o sexo do bebê, às vezes eles também mostram anomalias como a holoprosencefalia..

Essa anomalia se caracteriza pela falta de divisão do lóbulo frontal do cérebro do embrião para formar os hemisférios cerebrais bilaterais (as metades esquerda e direita do cérebro), causando defeitos no desenvolvimento da face e na estrutura e o funcionamento do cérebro.

Na segunda imagem é possível verificar um dos casos que diagnostiquei. Trata-se da holoprosencefalia alobar que é o tipo mais grave, na qual o cérebro não consegue se separar e se associa geralmente a anomalias faciais severas. Existem ainda dois outros tipos, que são a semilobar e a lobar. Em outra oportunidade falarei mais sobre elas.

O fato é que, eu como profissional da saúde me sinto no dever de reforçar a importância do acompanhamento do pré-natal, bem como a importância de fazer os exames de ultrassonografia no tempo certo. Apesar de nenhuma família desejar, se sentir tranquila ou confortável sabendo que tem algo diferente no desenvolvimento do bebê, um diagnóstico precoce é essencial para os próximos passos e principalmente para que a mãezinha tenha tempo de preparar o psicológico para receber esse ser tão especial.

O vídeo ao lado é da Fetal Medicine Foundation (Fundação de Medicina Fetal) e está disponível no link: https://youtu.be/SK-Tb69dkko 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima