Miomas Uterinos

Praticamente todos os dias eu faço o diagnóstico de leiomiomas uterinos, por isso resolvi falar mais sobre este assunto com vocês. O que são os leiomiomas ou simplesmente miomas uterinos? E por que é importante realizar ultrassonografia transvaginal ou pélvica para diagnosticar e/ou monitorar estes leiomiomas ?

O leiomioma uterino é o tumor benigno mais frequente do trato genital feminino. Apresenta evolução lenta, desenvolve-se no miométrio e é constituído de fibras musculares lisas e tecido conjuntivo, crescendo em forma de nódulos. O diagnóstico é feito por exames de imagem (como a ultrassonografia), bem como pela anamnese e exame ginecológico.

A ultrassonografia é um exame de fácil realização, não invasivo e de baixo custo. Pode ser realizada por via abdominal e/ou endovaginal, dependendo da posição, do número e do volume dos miomas. A origem é desconhecida, porém os principais fatores ligados ao seu aparecimento e crescimento são predisposição genética e influência hormonal.

Dependendo da localização e do tamanho dos leiomiomas, podem ser assintomáticos e descobertos incidentalmente nos exames de imagem de rotina ou podem causar sintomas como sangramento vaginal anormal, sensação de dor ou peso na pelve, compressão de órgãos vizinhos como a bexiga e o intestino e até mesmo infertilidade. 

Os miomas são responsivos a hormônios, por isso geralmente aceleram seu crescimento na gravidez e involuem após a menopausa. Atualmente existem varias opções de tratamento, podendo ser clínico ou cirúrgico, e o mais indicado em cada caso vai depender do grau dos sintomas que a paciente apresenta, do tamanho, localização e quantidade de nódulos, bem como da velocidade de crescimento que os miomas apresentarem, além da idade e outros fatores.

Gostou do esclarecimento? Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar, eu terei todo prazer em te ajudar!
Com carinho,
Dra. Juliana Bento Plácido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima